segunda-feira, 11 de março de 2013

Antônio Manoel de Medeiros


Antônio Manoel de Medeiros (Dr.)—Nasceu em Aracati a 23 de abril de 1820, sendo seus pais Manoel do Rego Medeiros e Dª Mariana do Rego da Luz, filha de Alexandre do Rego Cavalcante, pernambucano, e de Dª Ignez do Rego, do Aracati. Faleceu a 13 de julho de 1879, aos 52 anos de idade, na vila do Limoeiro em viagem do Icó para Fortaleza. Estava então numa comissão médica por vários pontos do interior da Província acometidos de fe­bres e varíola. Exercia o cargo de Delegado do Cirurgião-mor do exército no Ceará, para o qual foi nomeado por Portaria de 15 de junho de 1872.
Declarada a guerra do Paraguai, seguiu para a campa­nha, e prestou relevantes serviços nos hospitais de Montevi­deo, dos quais era diretor.
Foi Cavaleiro da Ordem de S. Bento de Aviz, da Rosa e de S. Gregório Magno, de Roma.
Dele conheço :
Conselhos médicos à pobreza do Cariri, publicados na Gazeta da Cariri, abril de 1862.
Relatório apresentado ao Ilmo. Exmo. Sr. Dr. José Bento da Cunha Figueredo Júnior, presidente da província do Ceará pelo Dr. Antônio Manoel de Medeiros 1.° cirurgião do corpo de saúde do exército em comissão nas comarcas do Crato e Jardim, durante a epidemia do cólera-morbos em 1862, Ceará, Imp. na Tip. Brasileira, 1863.
Relatório apresentado ao Dr. Lafaiete Rodrigues Pe­reira pelo Dr. Antônio Manoel de Medeiros, 1.° cirurgião do Corpo de Saúde do Exército em Comissão nas comarcas do Icó, Crato e Jardim durante a epidemia do cólera-morbos em 1864, Ceará, Tip. Brasileira de Paiva e Cia., 1865, in 4º.
Apontamentos biograficos do Bispo de Pernam­buco Dom Manoel de Medeiros, abril 16 de 1876.

Fonte: DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO CEARENSE (VOLUME PRIMEIRO) ABEL- JOÃO . Dr. Guilherme Studart (Barão de Studart) p. 107-108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário